The Man From Earth – Filme resenha

Olá pessoas, como vão vocês?

Como primeiro post de retorno do blog eu não poderia estar mais feliz em que ele fosse uma resenha desse filme maravilhoso que vi ( há alguns minutos atrás para falar a verdade ) e que foi me indicado por um amigo: O homem da Terra.

Este filme conta a história de John Oldman, um professor universitário que, prestes a mudar-se, decide reunir os amigos e contar-lhes  a espetacular história de sua vida: Ele é um homem das cavernas de 14.000 anos que por alguma razão não envelhece e tem vivido e vagado sozinho, por eras através dos tempos e presenciado os maiores e importantes  acontecimentos da vida da Terra.

Primeiramente, sou fascinada por história e filosofia e geralmente me encanto com filmes que abortam essa temática sem serem maçantes ou extremamente didáticos…ou os dois. Então, quando meu amigo me indicou este e falou sobre qual era a sinopse, já saí quase que imediatamente atrás para assistir e não poderia ter ficado mais feliz com o que encontrei.

Se fosse escolher um exemplo, diria que The Man From Earth é  prova viva de que menos é sempre mais. Logo no inicio, já percebemos que o filme não terá grandes efeitos especiais ou contara com atores muito conhecido ( talvez nada conhecidos) ou um grande orçamento, porém, é incrível o quão maravilhoso e bem roteirizado é e o quanto foi possível fazer neste filme com tão pouco recurso.

dddddddd

Os 87 minutos do filme se passam exatamente nisso: uma sala, oito pessoas e uma história e só. E é tão fascinante que mal percebi o tempo passar de tão envolvido no enredo que fiquei. Sou apaixonada por filmes que usam esse tipo de recurso, com cenário limitado, porque acho que é ai onde se prova o verdadeiro potencial do roteiro e direção, pois é preciso uma grande execução para que a história fique interessante e não nos entedie ou torne-se monótona e repetitiva para quem assiste, e isso, este filme conseguiu fazer com brilhantismo.

A medida que a narrativa avança nos sentimos trasportados para o tempo e espaço que o personagem apresenta a medida que conta a sua história, e a sensação que eu tive é que estava  ali, na sala, com aquelas pessoas, ouvindo e poderia continuar ouvindo John falar por horas e horas, perdidas em suas aventuras e questionamentos que ele apresenta durante a narração. São abordados temas como: vida, morte, amor, família, religião e percepção de tempo de uma maneira muito simples e inteligente que nos deixa reflexivos sobre nós mesmos ( meu tipo favorito de filme) sem ser pedante.

ddddddddddddd

Quando as atuações, comentei que o filme não possui atores muito conhecidos do grande público, mas acho que não perdeu em nada para nenhum oscarizado da vida. Achei-os bem convincentes em suas reações e interpretações que realmente me senti parte do grupo.

A trilha sonora também foi de grande importância para o filme e deu o tom certo para as cenas e adicionou muito a atmosfera do filme e aos momentos que ele queria retratar. Um destaque para Bethoveen, o sempre lindo, que toca em uma das cenas mais legais do filme. Simplesmente incrível!

Outro ponto que quero ressaltar, é que apesar de ter amado o filme e agora ele já fazer parte da minha seleta lista de favoritos, ainda acho que o final poderia ter deixado uma dúvida no ar e então tudo teria sido perfeito. Porém, não desgostei do que foi apresentado, muito pelo contrário, achei muito emocionante…mas queria ter tirado minhas próprias conclusões.

Bom, era isso, espero que tenham gostado. Foi muito difícil fazer essa resenha pois não consigo por em palavras boas o suficiente e que façam justiça ou expressem os sentimentos que tive ao término desse longa.  Por favor, não deixem de assistir esse filme maravilhoso que é The Man from earth.

Vocês podem encontra-lo fácil no you tube ( HD/ legendado): 

Beijões da Garota da Vitrine

2 comentários sobre “The Man From Earth – Filme resenha

Deixe um comentário

