V de Vinagre – Opinião sobre os protestos no Brasil

Oi oi ,gente bonita! Como estão vocês ?

Aproveitando o momento, também quero expressar minha opinião sobre os recentes acontecimentos no cenário brasileiros. Afinal, nosso país está passando por um grande momento, que com toda a certeza, será lembrado por muito tempo.

Tudo começou a algumas semanas, quando mais um aumento nas passagens de ônibus levou muitas pessoas as ruas das grandes cidades para protestarem e exigirem seus direitos. Em pouco tempo, os protestos assumiram uma proporção gigantesca que não só contagiou o Brasil inteiro, mas como também ganhou apoio de inúmeros países mundo afora. um deles, a própria Turquia, que se encontra hoje em um dos maiores protestos contra o seu governo.

Mas por que todo esse burburinho  por apenas 0,20 centavos ?

Pois bem, meus amigos, eis aqui a verdade para aqueles, que acreditem ou não, ainda pensam que essa história ainda é apenas por alguns míseros níquéis.

A coisa toda começou há alguns anos atrás, quando o Brasil estava afundado em uma ditadura  que condenava todo o tipo de pensar  e ideias que iam contra o querer do governo. As pessoas de esquerda que lutavam por sua livre opinião e discordavam sobre  a forma como seus políticos  comandava a sociedade, eram chamas de comunistas e eram presas, torturadas e algumas vezes “desapareciam” sem deixarem rastros. E embora atualmente, esse tipo de coisa não aconteça (ou pelo menos ,esperamos que não) e nós tenhamos  a triste ilusão de possuir a liberdade de expressão, apenas porque  podemos publicar  em nossos blogs e revistas uma opinião contrária aos grandes lideres, ainda sim, vivemos em uma sociedade censurada ou como eu chamo: ditadura enrustida.

A diferença entre o regime de 64 e o atual Brasil é  que as coisa são mais nas entrelinhas. Pois somos vítimas de uma genuína politica de pão e circo, tal qual, usada na Roma antiga e que possuía como o único objetivo manter a população sob controle.

Deixe-me explicar melhor meu pensamento, mas antes uma breve explicação sobre o que era a  panem et circenses. 

“”Com a sua gradual expansão, o Império Romano  tornou-se um estado rico, cosmopolita, e sua capital, Roma, tornou-se o centro de praticamente todos os acontecimentos sociais, políticos e culturais na época .Isso fez naturalmente com que a cidade se expandisse,  atraindo pessoas das mais diferentes regiões em busca de uma vida melhor.Pessoas humildes e de poucas condições financeiras iam se acotovelando nas periferias,em habitações com conforto mínimo, espaço reduzido, de pouco ou nenhum saneamento básico, e que eram exploradas em empregos de muito trabalho braçal e pouco retorno financeiro.

Esses ingredientes, em qualquer sociedade são perfeitos para detonarem revoltas sociais de grandes dimensões. Para evitar isso, os imperadores optaram por uma solução paliativa, que envolvia a distribuição de cereais, e a promoção de vários eventos para entreter e distrair o povo dos problemas mais sérios na fundação da sociedade romana.Assim, nos tempos de crise, as autoridades acalmavam o povo com a a construção de enormes arenas, nas quais realizavam-se espetáculos.Basicamente, estes “presentes” ao povo romano garantia que a plebe não morresse de fome e tampouco de aborrecimento. A vantagem de tal prática era que, ao mesmo tempo em que a população ficava contente e apaziguada, a popularidade do imperador entre os mais humildes ficava consolidada.“”

Isso não lembra alguma coisa?

Equiparando a Roma antiga com a atual situação do Brasil, podemos ver claramente as semelhança quanto ao modo de governo ao qual os brasileiros estão submetidos.

Enquanto estamos sofrendo falta de leitos em hospitais, má condições de moradia, falta de atendimento médico nos postos de saúde, falta de estrutura nas escolas, educação precária, má condições de transportes e os impostos estão para a hora da morte; o governo está destinando bilhões na construção de estádios, nas reforma de rodovias para a copa do mundo e desviando outros tantos. também estão  investindo em eventos de grande porte, entre eles a vinda do papa ao Brasil, o qual custará certa de 118 milhões ao cofres públicos, entre muitas  outas tantas coisas. E a mídia ainda tenta nos convencer de todas as maneiras possíveis de que a copa do mundo é a salvação do Brasil. 

Então, como podem ver, não é apenas por 20 centavos.O aumento das passagens foi  apenas a gota d’água perante tudo o que está errado em nosso país.

As vaias contra a presidente Dilma não foram por birra, mas sim por revolta e indignação.

Não se tem nada contra a copa do mundo, a vinda o papa  ou qualquer outro evento, mas sim contra a visível falta de condições que o Brasil que, infelizmente, ainda não possuí condições para cedia-los.

Por tanto, não adianta o governo tentar pintar um país de primeiro mundo, uma utopia democrática que não existe nem em contos de fadas. Se o país quer tornar-se uma potência mundial, ele precisa primeiro estrutura-se e não viver só de fachada.

E o povo está descobrindo isso e também percebendo força que ele possuí e está saindo pouco a pouco saindo dessa caixa, na qual o governo o mantém. Este não são apenas protestos, são um despertar que eu espero avidamente que resulte em grandes mudanças para o país.

Alguns vídeos que achei muito interessantes ,sobre o assunto.

 (em inglês)

Mil desculpas pelo tamanho do texto , sei que ficou um pouco extenso ,mas espero que tenham conseguido passar para vocês os meus sentimentos em relação a tudo o que está ocorrendo.

Um Grande Beijo , da Garota da Vitrine

Links usados : http://www.infoescola.com/historia/politica-do-pao-e-circo/

https://www.facebook.com/hmseilaa?fref=ts

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s