Resenha – A Marca de Atena + Trailer de Mar de Monstros

Oi, todo mundo ! Segunda leitura do ano  terminada, e eu mal posso esperar para vocês lerem a resenha.A Marca de Atena ,foi de longe o melhor livro da série Heróis do Olimpo,pelo menos até agora ,  o único defeito é que teremos que esperar quase um ano  até o lançamento de House of Hades, para sabermos a continuação da história.Yes ,too sad , I know it. Mas,ok ,vamos parar de enrolação e ir direto ao que interessa?Quer saber mais sobre o livro ? É só continuar lendo. Autor : Rick Riordan Páginas:380 Sinopse:  Annabeth está apavorada. Justamente quando ela estava prestes a se reencontrar com Percy – depois de seis meses separados, graças a Hera –, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para a guerra. Como Annabeth e seus amigos Jason, Piper e Leo voam no Argo II, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensar que o navio é uma arma grega. Com o seu mastro de dragão de bronze, a criação fantástica de Leo não parece amigável. Annabeth espera que a visão de seu pretor Jason no convés irá assegurar os romanos que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão vindo em paz. E isso é apenas uma de suas preocupações. Em seu bolso, Annabeth traz um presente de sua mãe, que veio com uma exigência inquietante: “siga a Marca de Atena. Vingue-me.” Annabeth já se sente oprimida pela profecia que irá enviar sete semideuses em uma missão para encontrar – e fechar – as Portas da Morte. O que mais Atena quer dela? O maior medo de Annabeth, porém, é que Percy pode ter mudado. E se agora ele está ligado aos caminhos romanos? Será que ele ainda precisa de seus velhos amigos? Como filha da deusa da guerra e da sabedoria, Annabeth sabe que nasceu para ser uma líder, mas nunca mais ela quer ficar sem o Cabeça de Alga ao seu lado. Narrado por quatro diferentes semideuses, A Marca de Atena é uma inesquecível viagem por terra e mar para Roma, onde descobertas importantes, sacrifícios surpreendentes e horrores indescritíveis aguardam. Suba a bordo do Argo II, se você ousar… Primeiras impressões  Estava realmente ansiosa sobre esse livro, acho que de todos os do Rick até agora , esse era o que eu mais queria ler.E um dos principais motivos que me levou a ficar quase um ano na espera ( é o tio Rick adora fazer isso comigo ) foi o título! Primeiro porque desde que fui introduzida nesse universo de semi-deuses , eu praticamente adotei Atena como minha mãe .Me identifiquei muito com a galerinha do chalé 6  ( chalé dos filhos de Atena ) e principalmente com Annabeth e que desde sua primera aparição  se tornou oficialmente minha personagem favorita. E pensar que ela teria um destaque muito maior nessa história,aumento minha vontade em zilhões de vezes. Outro motivo que me influenciou bastante , foi a expectativa do encontro entre os acampamentos romano e grego ,além do reencontro do Percy e da Annabeth  ( coisa que eu venho esperando desde O herói perdido ).A curiosidade sobre como esses dois fatos iriam se desenrolar ,estava me matando! Quando finalmente aconteceu eu quase gritei de felicidade ( literalmente ). Personagens  Annabeth : Sou suspeita para falar ,porque como já mencionei antes ,ela é minha personagem favorita.Mas tenho que dizer que ela não me decepcionou nem um pouco.E o estilo de narrativa adotado pelo Rick ( irei falar disso mais adiante ) favoreceu muito ,não só essa personagem em especial ,enriqueceu muito a história toda. A medida que todos os acontecimentos iam se desenrolando,eu ficava mais e mais apaixonada por ela, acho que Annabeth cresceu muito desde o primeiro livro ( O ladrão de Raios ). O relacionamento entre ela e o Percy foi melhor do que eu poderia imaginar.Para falar a verdade ,estava um pouco receosa de que o autor deixasse o casal muito meloso e tivesse , como diria a minha mãe , muita “rasgação de seda ” ( what,mãe??) durante a história.Mas foi tudo na medida certa. Ponto para o Tio Rick ! Pipper : Eu realmente gostei muito da Pipper no primeiro livro.Realmente tinha simpátisado muito com a personagem.Mas nesse terceiro volume ,cada vez que ela aparecia ,eu só conseguia me perguntar : Pipper ,o que fizeram com você? Te abduziram ? Troca de personalidade ? Sinceramente ela estava massante.Me desculpe quem for fã da personagem ,estou apenas expressando a minha opinião ,não se ofendam.Mas eu realmente não entendi o que aconteceu.Tudo bem ,eu entendo a insegurança e com medo, tanto pela missão quanto pelo Jason.Mas acho que foi forçado demais , afinal, Annabeth  e Hazel também.Só que a Piper ,a meu ver , foi muito exagerada. O relacionamento do Jason e ela não me agradou , quer dizer, adorei o fato de eles estarem juntos finalmente.Porém,acho que faltou alguma coisa. Pode ser implicância ,pelo fato da Piper ter me irritado bastante nesse livro,mas eu realmente estava esperando algo diferente .No entanto não sei dizer ,exatamete o que. Hazel: Hazel foi linda e eu adorei ela,bem mais do que em o Filho de Netuno. Acho que é por todo o mistério que ainda envolve a personagem e que vai se desenrolando pouco a pouco (  temos uma revelação importantíssima, nesse volume da série ).Outra coisa que eu gosto bastante nela ,é o fato de ela ser bem madura para a idade.Muitas vezes eu chego a duvidar de que ela realmente tenha a idade que tem.Tudo bem ,que tem aquele detalhezinho ( não vou falar porque é spoiler para quem não leu os outros livro.Para quem leu sabe do que estou falando) ainda sim ela é uma menina de 13 anos. Então muitas vezes eu imagino ela um pouco mais velha.Acho que isso deve ser algo característico  da  personalidade dos filhos de Hades. Quanto ao romance dela ,vou confessar que ainda não me decidi se quero que ela fique com o Frank ou com o Leo. Os dois são muito diferentes e extremamente engraçados.Então ,ainda estou em dúvida. Frank : Frank é outro personagem que melhorou muito,desde o ultimo livro.Ficou bem mais divertido e não tanto melacólico e medroso.Eu particularmente amei essa mudança. Acho que o poder celestial dele é o mais legal de todos e rendeu ótimas cenas ,junto dos outros personagem.Principalmente quando ele dividia a cena  com o Leo.Apesar da implicância que claramente existia entre os dois.Principalemente pela parte do Frank. Eu achei que eles funcionaram muito bem juntos. Jason: Jason está bem mais,participativo nessa história e um pouco mais territorialista ( culpa  do lado romano ).Ele me irritou um pouco com algumas atitudes, que achei realmente infantis da parte dele,o que também não me agrada muito é o favoritismo que projetam nele, assim como no Percy, esse negócio de que o dia sempre precisa ser salvo por eles, é um pouco cansativa ,afinal ,temos outros heróis na história também .Mas no geral eu gosto dele como personagem. Leo : Leo é o melhor personagem dessa série.Toda a vez que ele aparecia ,roubava a cena totalmente.Com sacadas excelentes durante as suas cenas,era impossível ler mais de duas linhas  sem rir.Um capitulo em especial, no qual ele e Hazel encontram Eco e Narciso.Eu rolei de tanto rir.Espero que o Rick dê um bom desfecho para esse personagem,porque tenho um carinho muito especial por ele. Percy : Percy conseguiu ser menos cabeça-de -alga nessa história.Como eu já mencionei anteriormente ,ele e Annabeth garantiram ótimas cenas de romance , e olha que não é sempre que digo isso.Geralmente fico um pouco irritada com certos casais ,mas esse realmente me  surpreendeu de uma maneira muito positiva.Até mesmo me fez soltar alguns “WWONS ” e “AAAHNS ” bem fofos ,durante a leitura;No quesito herói,ele não mudou muito .As piadas continuam do mesmo jeito, nem boas nem ruins , ele ainda salva o dia e ainda é bem…o Percy de sempre.Isso me incomoda um pouco ,porque como conheço esse personagem desde a outra série,gostaria de ver uma mudança ,nada drástico , apenas visível .Pois ,sinto que Percy é um pouco imaturo e impulsivo demais e nem a guerra contra os Titãs mudou isso. Parece que o autor ficou muito confortável com o personagem do jeito que ele está…Oque não é nem ruim e também não é bom;pois deixa algumas situações muito repetitivas e previsíveis. Narrativa : Se em Percy Jackson e os Olimpianos ,nós víamos todos os acontecimentos pelo ponto de vista do Percy .Agora temos cada capítulo narrado por um personagem , em terceira pessoa.Gostei muito disso ,porque assim conhecemos os personagens mais profundamente e sabemos qual a opinião deles sobre os acontecimentos e sobre os outros personagens.Eu sou uma grande fã de uma narrativa com vários POV’s  , e achei que a história ganhou uma dimensão bem maior nessa série. Teve algumas pessoas que não gostaram tanto dessa nova série ,embora o universo seja o mesmo.Mas particularmente ,achei bem mais estruturada e construída do que a primeira.Outra coisa que incomoda algumas pessoas e nisso eu concordo um pouco é que ,alguns elementos usados pelo autor,são extremamente clichês  e repetitivos.O que deixa tudo muito previsível ,na minha opinião. Mas como esse livro é voltado para um público YA ou seja ( Jovens-adultos ,ou infanto juvenil ) e não um Ulisses da vida.Creio que isso não é uma grande preocupação. Considerações gerais: A Marca de Atena ,foi tudo o que eu esperava e mais um pouco.Não tão surpreendente ,mas bem satisfatório e conseguiu me deixar curiosa para o próximo livro.De maneiras que , cumpriu sua função com perfeição. Para quem gosta de uma boa , divertida e gostosa aventura,deixo dito que ” A marca de Atena é altamente recomendável! Podem ler sem medo de ser feliz ! Aproveitando a deixa ,vou deixar aqui no final da resenha o Trailer de Mar de Monstros, que é a sequencia de O Ladrão de Raios, e foi lançado essa semana. O filme tem previsão de lançamento para o dia 16 de agosto:

Espero que tenham gostado da resenha , estava devendo essa há dias!Não esqueçam de deixarem  suas opiniões sobre o livro. Um grande Beijo da Garota da Vitrine

Deixe um comentário

