O que é K-pop ??

Quem acompanha o blog ,já deve ter percebido que eu sou viciada em culturas japonesa,coreana  etc.Já fiz inúmeros posts citando animes, e até uma listinha dos meus favoritos…mas enfim.Como eu sei que animes ,doramas e K-pop ,apesar de fazerem um tremendo sucesso entre os fãs e serem muito bons (sou suspeita para falar ).Eles ainda não são tão populares no Brasil e até sofrem um certo preconceito,devido a falta de conhecimento das pessoas.Afinal,quem é Otako , Kpoper sabe do que eu estou falando ,né ?

Por essa razão ,resolvi fazer uma pequena seção de posts explicando um pouco sobre esse mundo pelo qual ,eu sou fascinada desde sempre.Então,se você tem curiosidade sobre o assunto mas não tinha para quem perguntar esse aqui é o seu lugar.Ficarei muito feliz em compartilhar o meu pouco conhecimento ( garanto que tem gente que é muito mais competente nessa área do que eu ,mas farei o  possível) com vocês. Então ,vamos lá ??

Nesse primeiro post , vou falar sobre K-pop, as minhas músicas favoritas , melhores grupos e quais são as músicas mais indicadas para quem está começando a se aventurar pelo mundo das bandas coreanas.

E a pergunta mais comum,quando você fala para alguém sobre K-pop é justamente : oque é K-pop ?!?!?

K-pop meu amigos é justamente a sigla usada para denominar bandas coreanas , não só bandas ,mas tudo o que venha da Coreia (do sul) , por exemplo: K-dramas que são  dramas coreanos.Então já sabem,tem “K” na frente, é coreano( assim como J-drama ,que são dramas Japoneses, mas iremos falar disse em um post futuro ).

Sendo assim , K-pop é literalmente música pop coreana.

Então grupos de K-pop só cantam pop ?

Não.Embora a maioria das músicas tenha uma forte influencia pop, geralmente os grupos desenvolvem subestilos ( não encontrei uma palavra melhor hahah ) que englobam o Hip-Hop , R&B,eletrônica e também o rap e  a dança.O resultado é uma mistura de todos esses estilos ,em  música muito viciante e que não sai da sua cabeça até o fim dos tempos.

São grupos de K-pop, então quer dizer que eles são uma boy/girl band coreana ??

Sim e….não. Primeiro,que nem todo cantor  K-pop precisa necessariamente fazer parte  de um  grupo,( já ouviram falar do PSY ?? Pois é, K-pop).

E embora muita gente ache mais fácil descrever grupos de K-pop dessa maneira , principalmente quando vai apresentar para um amigo que não está muito familiarizado com esse universo ( admito que até eu já fiz isso ), essa não seria a maneira correta de descrever , porque eles  são diferentes de qualquer tipo de grupo musical ,como One Direction , Backstreet Boys e com certeza não tem nada a ver com as Spice Girls.

A primeira diferença está no treinamento ( isso mesmo,T-R-E-I-N-A-M-E-N-T-O) pelo qual os grupos passam antes de Debutarem, ou seja , antes de serem finalmente lançados no mercado e apresentados ao público.

Quando um grupo é formado,primeiro os integrantes passam por uma audição, na qual eles vão mostrar seus talentos . Depois de escolhidos esses integrantes passam por um treinamento árduo de horas e horas aperfeiçoando os talentos como: canto ,a dança ,línguas etc. Alguns treinamentos podem durar de 6 a 11 anos(acreditem),E inicialmente tudo isso é feito sem nenhum tipo de compensação financeira,os grupos só começam a faturar realmente bem depois.Durante esse processo,os integrantes geralmente passam a morar em apartamentos das empresas ,que é uma maneira de as produtoras controlarem os integrantes, para que eles não se distraiam com o mundo exterior e foquem no trabalho.Dependendo do tipo de contrato que eles assinam,eles podem serem proibidos até mesmo de namorar,durante os primeiros anos.

Isso porque as empresas levam muito a sério a produção desses grupos,tanto que elas são chamadas por muitos como “Maquina de produzir grupos” .Elas seguem um padrão  na hora de criar e produzir grupos fazendo com que cada um deles  possua um diferencial, mas sempre mantendo características definidas que os identifique como grupos de K-pop.Depois que o grupo debuta, eles seguem com o treinamento ,mas não de uma maneira tão intensa e restritiva quanto antes.

Quais são os grupos mais famosos ? E os melhores ?

Os grupos mais conhecidos  e que todo Kpoper que se prese conhece ,são:

Big Bang

Super Junior

Girls Generation

2NE1

SHINee. 

Não que eles sejam os melhores e tudo mais ,mas geralmente quando você pergunta :“Qual o grupo que te apresentou ao K-pop?” Esses são  os mais citados.

É lógico que existem muitos outro grupos K-pop, por exemplo : SS501,Block B ,B.A.P, MBLAQ e por ai vai.

Como eu disse são tantos grupos e com estilos tão variados que fica meio impossível dizer quais são os melhores.Os meus favoritos são Block B ,SS501 ,Big Bang  e Super Junior.

Block B:

SS501:

Toda vez que eu escuto eles minha reação é essa:

Quais as músicas indicadas para quem quer começar a escutar K-pop??

Bom, acho que não tem esse uma música certa para começar a ouvir K-pop,mas a Babi Dewet,que é a autora de Sábado a Noite e Kpoper declarada,junto com o Pedro,fez uma lista de 10 músicas que todo Kpoper deveria ouvir:

E aqui vão mais algumas músicas que eu sou viciada completamente :

SS501 Fighter:

Block B Nillili Mambo (come back do grupo)

SHINee Ring Dig Ding

Bom,agora que você já sabe que é K-pop ,conhece os grupos só falta escolher seu BIAS ou seus BIAS. Mas o que é Bias?

É simplesmente o seu integrante favorito.Ele pode ser alguém com quem você  se identifique ou ache bonito , que cante melhor.Você pode eleger seu BIAS pelo  critério que quiser. E você pode ter quantos Bias quiser.Porque como alguns grupos ,como Super Junior , que tem 13 integrantes, fica meio impossível escolher só um favorito.

Eu por exemplo não tenho BIAS em todos os grupos que eu gosto.Para falar a verdade eu só tenho 3  BIAS e dois deles são do Block B,que é meu grupo de K-pop favorito e um é do SS501 , que tem um certo lugar especial no meu coração porque foi o grupo que me apresentou ao K-pop. Já outros grupos como Super Junior , Big Bang, eu escuto e gosto muito,porém como não sou  tããããão ligada assim no grupo e não acompanho fielmente, acaba que eu não conheço muito bem os integrantes a ponto de ter criado uma relação de BIAS , com algum.

Enfim,vou listar eles aqui para vocês conhecerem ,e tentarei fazer isso da maneira mais calma possível ,me controlando ao máximo para não surtar de emoção.Ok?

Meu primeiro BIAS   da vida ,é o Kim Hyung Jong  líder e vocalista  do SS501 ,ele também é conhecido pelos seus papéis em Boys Before Flowers e Playfull Kiss ( meu K-drama,favorito):

E o sorriso dele é lindo *—*.Cada vez que eu vejo esse sorrido eu tenho um heart attack de emoção, com tanta beleza!!!

Do Block B , todos são meus favoritos,mas eu tenho uma leve queda por dois integrantes em especial.

1) P.O (Pyo JiHoon) é o nenis do grupo e também o rapper assim como o Kyung. Olha essa carinha gente!! Ele é muito fofo ,vai dizer que não ??

2 )Taeil (Lee Taeil) ,é o vocalista principal do grupo e tem um humor muito ácido,e também é muito muito muito fofo e um dos mais tímidos.Ele é meu BIAS dos BIas porque foi amor a primeira vista.

Então é isso,galera ! Gostaram ??Já conheciam K-pop ?? Qual o seu Bias ?

Visitem o fã club do BBC: http://www.blockb.com.br/

Principais Fontes : Wow fantastic baby web site: http://www.fantasticbaby.com.br/

Deixe um comentário

