Apresentando profissões:Desenho Industrial

Oi oi , galera.

Bom , estou aqui para falar que depois de muito bater cabeça , analisar prós e contras e etc e tal,finalmente eu decidi qual profissão seguir (Aeeeee , palmas para mim , só que não).Então decidi passar aqui e compartilhar um pouquinho sobre o curso que eu escolhi,caso alguém ainda não tenha se decidido  e por um acaso venha a  se interessar , assim como eu.

Desenho industrial:

Primeiro de tudo , vamos esclarecer uma dúvida frequente que eu tinha até um tempo atrás.

Desenho Industrial e Design é a mesma coisa?

Em linhas gerais, o curso de Design Gráfico dirige-se para a melhoria de qualidade da comunicação visual, permitindo ao profissional atuar em áreas como editoração de livros e revistas, criação de logotipos, desenho de sites, criação de vinhetas para televisão. Algumas matérias que dão sustentação a estas práticas são fundamentos da linguagem visual, como fotografia, cinema, tipografia e software de editoração.

Alguns cursos denominados Design Industrial também oferecem opções de formação em Design Gráfico ou Design de Produto. Se a ênfase do curso for em Design de Produto, ele vai qualificar o profissional para projetar embalagens, peças e equipamentos industrias, utensílios diversos e móveis. Neste caso, algumas matérias que compõem o curso são ergonomia, confecção de modelos, desenho de produção, materiais e processo industriais.

Um pouco sobre Desenho Industrial :

São as técnicas usadas na criação e no desenvolvimento de projetos gráficos e de comunicação visual e na concepção artística de peças e objetos.Na área gráfica, cria logotipos e desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors. Escolhe as letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta embalagens.Atuando na área industrial, o designer cria objetos, segundo critérios de funcionalidade e estética. Também pesquisa novos materiais e tecnologias de fabricação, procurando diminuir os custos de produção.Pode projetar móveis, eletrodomésticos, acessórios, joias, peças de vestuário, máquinas ou equipamentos industriais.

Mercado de Trabalho :

O mercado está aquecido tanto para os bacharéis como para os tecnólogos.Seja nas grandes indústrias, seja nas empresas familiares, a necessidade de inovação do mercado tornou o designer uma peça-chave nas empresas, o que faz aumentar a procura pelo profissional. Além disso, essa profissão permite atuação em áreas muito diversas.. Departamentos de marketing e criação de grandes empresas, editoras e escritórios de design são os maiores empregadores do profissional.Na área gráfica, a demanda também é muito boa, já que o país tem cerca de 20 mil gráficas.O profissional é bastante requisitado no Sudeste, que tem um importante parque gráfico e conta com grande número de multinacionais dos ramos alimentício e têxtil. Na capital paulista, também estão os principais escritórios de design do país. Na Região Sul, os postos de trabalho se expandem a cada ano, por causa do grande parque gráfico e do desenvolvimento do setor industrial, principalmente nos setores têxteis, de calçados e utilidades domésticas.

Salário inicial: R$ 2.000,00

Curso:

O currículo do bacharelado é generalista e possui disciplinas que transitam tanto na área gráfica como na de produto. Assim, o aluno estuda desenho técnico, informática, ergonomia, protótipos, ilustração, modelagem 3D, fotografia, marketing e design, estética, processos gráficos e design gráfico. Alguns cursos possuem direcionamento para uma área, que pode ser design de produto ou design gráfico. Nesse caso, as disciplinas mudam de acordo com a ênfase. Em design gráfico, por exemplo, estudam-se tipografia, computação gráfica, fotografia, identidade visual, entre outras disciplinas. Já em design de produto, o curso possui matérias como projeto de produto, embalagens, materiais industriais, modelagem 3D etc.

O que você pode fazer

Desenho industrial

Desenhar automóveis, máquinas e equipamentos industriais.

Design digital

Projetar e desenvolver interfaces para mídias digitais, como páginas para a internet, empregando ferramentas de multimídia, como computação gráfica, sonorização e animação.

Design de embalagens

Projetar embalagens adequadas aos produtos, considerando o apelo visual. Design gráfico Criar e reformular o aspecto visual e gráfico de publicações impressas, como jornais, revistas, livros e folhetos.

Programação visual

Criar logotipos e marcas para produtos e serviços. produzir vinhetas para a TV e peças de publicidade.

Projeto de produto

Desenhar objetos, móveis e utensílios para produção em escala industrial, definindo aspectos estéticos e funcionais. Pesquisar e desenvolver materiais e tecnologias de fabricação.

Fontes:Guia do Estudante

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s