Georges Méliès :O mágico do cinema.

Hoje estou aqui para falar sobre um dos meus diretores de cinema favoritos…não , dessa vez não é o Tim Burton, muito menos Spielberg. É algo mais por meados dos anos 1913…Se você é uma amante do cinema , provavelmente já ouviu falar dele.Mas se você ainda não oconhece,vou falar um pouco sobre aquele , que na minha humilde opinião,foi um dos maiores gênios da arte do cinema,Georges Méliès.

Georges Méliès nasceu em Paris no dia 8 de dezembro de 1861 e foi um dos principais responsáveis pelo crescimento da indústria cinematográfica,sendo o percursor de uma técnica de efeitos visuais usada até hoje:O Stop-Motion,um tipo de filmagem quadro-a-quadro que consiste em dar movimento a seres e objetos e inanimados.Quem já viu filmes como ,Wallace e Gromit ou Coraline e o Mundo Secreto,sabe do que eu estou falando.

Na juventude  Méliès era desenhista e ilusionista de grande sucesso  na França  onde era dono do famoso teatro Robert-Houdin, mas foi após assistir a primeira transmissão feita pelos irmãos Lumière , que seu interesse pelo cinema e pela arte começaram. Quando estes apresentaram o seu “cinematógrafo” à cerca de 30 pessoas em 1895, em Paris. Os irmãos Lumière que acabavam de inventar o cinema,sem querer deram uma grande idéia ao mágico Méliès que viu no cinematógrafo uma boa maneira de mostrar sua arte.

O cineasta ganhou um protótipo criado pelo cinematógrafo inglês Robert William Paul e ficou tão entusiasmado com o mesmo, que saía filmando cenas do cotidiano em Paris.Um dia enquanto filmava um ônibus em movimento a câmera de repente pifou. Ao voltar a filmar, um carro fúnebre aparecera no lugar do ônibus e, ao assistir a filmagem Méliès percebeu que o ônibus “se transformara” em um carro fúnebre.O mágico do cinema descobriu ai a técnica que o deixaria famoso:O Stop-Motion.

Cenas de alguns filmes de Méliès

Méliès criou centenas de filmes, em grande parte se perdeu. Dentre eles : “O Diabo no Convento” (1889), Joana D’Arc (1900),“As viagens de Gulliver, (1902), “Fausto” (1904).Mas seu filme mais conhecidos foi  Le voyage dans la lune (Viagem à lua) de 1902, em que usou técnicas de dupla exposição do filme para obter efeitos especiais inovadores para a época.

Filme,La Voyge dans lune:

E La Sirène:

Além de cineasta ,ilusionista e desenhista, ele também estrelava ,escrevia e dirigia seus próprios filmes os quais, também foram um dos primeiros a serem coloridos,onde ele mesmo pintava manualmente  cada cena.Ao todo, Méliès filmou cerca de 500 filmes em toda sua vida.

Infelizmente, como a maioria dos grandes gênios naquela época, Méliès morreu sem ter o reconhecimento devido. Apenas cinco anos após lançar seu filme de maior sucesso encontrava-se falido. O Teatro “Robert-Houdin” fechara por ocasião da I Guerra Mundial e seu teatro de variedades (que ele havia criado em 1915) declarou falência em 1923.

Várias de suas obras foram vendidas para fábricas de celulóide e transformadas em sapatos para soldados. O próprio Méliès revoltado com sua situação financeira destruiu parte de seus filmes.

Méliès morreu em 1938. Falido, sem sucesso, sem mágica.

Curiosidades :

Durante uma década, criando filmes fantasiosos e que divertiam crianças e adultos, Georges Méliès foi considerado o melhor cineasta do mundo. Chaplin o chamou de “o alquimista da luz”.

O filme  A Invenção de Hugo Cabret lançado em 2011 e ganhador do oscar  de melhor fotografia e direção de arte, é inspirado na história da vida de Méliès.Onde ele foi interpretado brilhantemente pelo ator Ben Kingsley,que possui uma semelhança incrível com o cineasta.

Trailer de Hugo Cabret:

Fontes:Wikipédia,InfoEscola,E-Biografias

Bom ,espero que tenham gostado,pois para mim, foi satisfatório compartilhar com vocês um pouco sobre esse grande gênio e que eu admiro tanto.E vocês gostaram ? Já conheciam o trabalho dele ? Comentem!

Grande beijo da Garota da Vitrine

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s