Em dúvida de qual curso escolher ?

Pois é galera !O vestibular está cada vez mais perto. E você ?Já decidiu qual profissão escolher ?

Ultimamente tenho tido um grande problema em decidir qual profissão devo seguir  e pelas minhas conversas com colegas e amigos acabei percebendo que esse não é um mal exclusivo a mim.Muitas pessoas sofrem na hora de escolher um curso,afinal é uma decisão importante ,arrisco dizer que é “A DECISÃO”.A ideia de que uma escolha errada pode comprometer todo o futuro,é assustadora!E digo isso por experiência própria.Não é nada fácil!

Quando você é pequeno as pessoas sempre perguntam:”Oque você vai ser quando crescer?”.E parece uma pergunta tão simples,tão inocente.Você pode responder:Médico ,veterinário , estilista , uma das meninas-superpoderosas.E é isso!Você pode ser o que quiser,e se não quiser é só dizer ” não tia , não quero mais isso”.Ponto fina! Então,de uma hora para outra ,essa simples perguntinha , que não era nada sério  a principio , acaba se transformando nessa medusa de 7 cabeças que te congela ,só de pensar nisso.

É como se toda a sua vida estivesse dependendo de uma descisaozinha mínima , para seguir em frente e se desenrolar.De certa maneira,é isso mesmo.E não tem teste vocacional que dê jeito, nada que te falem resolve.Você pede conselhos ,mas nenhum deles é o que você realmente quer ouvir.Isso acontece porque o seu jeito de ver o mundo é diferente do jeito dos seus pais , avós , tios e tias.A única pessoa que pode dizer o que você deve ser , o que deve fazer do seu futuro …é você.

Talvez o problema ,seja mesmo nos conhecermos.Na hora de escolher o curso precisamos saber,do que gostamos ,quais são nossos interesses e como poderemos adaptá-los para a nossa futura vida adulta.E isso é o que mais nos apavora , por que na nossa idade , gostamos de tantas coisas diferentes, queremos tanto e tudo ao mesmo tempo , que nossos sentimentos acabam se confundindo.Não sabemos se realmente amamos  determinada coisa ou se apenas a achamos interessante, momentaneamente.

Você pode gostar de cinema  , mas não quer dizer que seja uma paixão para a vida toda.Assistir um ou dois filmes em um sábado a noite é uma coisa , mas viver 24 horas por dia a rotina dessa profissão ,pode não parecer assim tão tentador.

Também não pode se afobar.Já ouviu dizer que a pressa é inimiga da perfeição ? Você não precisa escolher pra ontem o que você quer fazer daqui a 20 anos.As coisas precisam ser analisadas e estudadas.Se você tomar a decisão “nas coxas”,como falam,vai acabar  correndo um risco muito maior de se decepcionar.

Ninguém tem maturidade aos 17 anos. Eu tenho 17 anos e ainda gosto de assistir desenho e compro McLanche Feliz só pelos brinquedos.As vezes não consigo nem escolher qual roupa usar para ir para escola, imagina escolher uma profissão.

Não é nada  fácil!É um teste de auto-conhecimento,auto-descoberta e conhecer a si mesmo , não é algo simples.Exige tempo e disposição.Mas no fim, as coisas acabam ficando tão claras quanto o dia e você vai ter certeza de qual é o seu papel no mundo.Enquanto isso não acontece , enquanto a certeza não chega…você pode ir falando que quer ser uma das meninas-superpoderosas mesmo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s