Oque é dorama ?

Faz um tempinho que não atualizo essa categoria por aqui,então decidi que seria uma otima ideia ,fazer esse segundo post da série “Conexão Coreia/Japão” ,falando sobre mais um dos meus vícios ,os Doramas.

Mas , o que são Doramas ?

É como são chamados as séries e novelas asiáticas.Doramas podem ser divididos em K- dramas ( drama coreanos ) , J-drama ( dramas japoneses ) e Tw-drama ( dramas tailândeses ). Existe também a classificação Live Action ,que são geralmente adaptações de Mangás e/ou animes  para dramas ou novelas.

Diferentes das séries americanas, os dramas geralmente possuem um número reduzido de episódios,variando entre 16 ou 24  ,exibidos duas vezes por semana  e com um tempo de duração em torno de 60 minutos por episódio e  muito dificilmente são feitas mais de uma temporada para os dramas.

Qual a diferença em J-drama , K-drama e tw-drama ?

Primeiramente o idioma ( mas se você assim como eu ,não é muito boa em idiomas asiáticos , isso não fará uma diferença muito grande);

Segundo :o modo de atuar.

K-dramas: geralmente tem romances mais infantilizados ,inocentes.É muito raro ver um “beijão ” ou grandes demonstrações públicas de afeto entre os casais. É tudo muito puritano.Claro,não podermos generalizar isso a todos os dramas , mas a maioria deles segue esse estilo meigo,até mesmo aqueles que possuem uma história mais voltada para a ação e violência.

Tw-dramas :são mais liberais,não há tanta restrição,mas também não é algo muito “escandalizado” ,como estamos acostumados em novelas aqui.

J-dramas :Não são tão diferentes de K-dramas,o que você pode notar com o tempo , são algumas expressões como “oppa , kamashamida ,noona , unnie ” que são comuns na coréia ,mas não são utilizadas pelos Japoneses.

Fiquei curioso , onde posso assistir ?

Como os Dramas ,nãos são muito populares aqui no brasil , não existem canais na tv paga ou aberta para assistir. No entando ,existem sites ( fansubs) que disponibilizam os episódios para download gratuitamente :

Drama Lovers ( um dos meus sites ,favoritos , além do fansub eles possuem o site oficial onde disponibilizam resenhas excelentes sobre os dramas )

Animeyah

Yodramas

Viki ( legendas em inglês )

Sakuranimes

Dicionário Doramático:

Aegyo: Ser ou agir de maneira fofa.
Ajeossi / Ajusshi: Homem mais velho, senhor. Não é um termo íntimo.
Ajumma: Mulher mais velha, senhora. Não é um termo íntimo.
Annyonghaseyo: Significa olá, mas também pode ser usado como “tudo bem?” dependendo do tom.
Appa/Abeoji: Formas de se referir ao pai. A primeira de maneira carinhosa e a segunda um pouco mais formal.
Aigoo: Palavra que expressa frustração, contrariedade.
Dongsaeng / Dongseng: Irmã ou irmão mais novo. Você também pode se referir a uma pessoa mais nova que você dessa maneira. Só é aplicada a pessoas bem chegadas a você. Não existe restrições a gênero no uso dessa palavra.
Eonni / Unni: Irmã ou amiga mais velha. Apenas usado por garotas. Alguns garotos podem dizer para parecer mais fofo.
Haraboji: Avô
Halmoni: Avó
Hanbok: Roupa tradicional coreana.
Hwaiting /Fighting: Usado para animar alguém. Como a pronúncia do “f” pro coreano é mais difícil, eles adaptaram para “hwa”. Siginifica “força” ou “lute”.
Hyong /Hyung: Irmão mais velho, mas também pode ser usado se referindo a amigos mais velhos. É um termo dito por homens.
Kamsahamnida: Agradecimento de maneira formal.
Nuna /Noona: Irmã mais velha ou aquela melhor amiga mais velha. Apenas usado por garotos.
Omma / eomeoni: Formas de se referir a mãe. A primeira de maneira mas carinhosa e a segunda um pouco mais formal.
Omo: Expressa surpresa, similar a OMG.
Oppa: Irmão, amigo ou namorado mais velho. É usado apenas por garotas.
Pepero day: Similar ao dia dos namorados, é um dia para trocar pepero (é mais ou menos um biscoito coberto com chocolate).
Saranghae: Eu te amo.
Sunbae: Veterano.
 
Chugule / Chugul-le – Quer morrer? (expressão muito usada para mostrar raiva ou repreensão).

Dramas mais populares :

Assim como na literatura , cinema e música ,também existem aquelas dramas considerados clássicos ,que embora você não tenha assistido ainda , provavelmente vai ouvir falar deles.

1 )Boys Over Flowers

Esse é o queridinho de muita gente. Não tem quem goste de Dramas e que já não tenha ouvido falar sobre BOF e pouquíssimas que assistiram e não se apaixonaram.Além de a história ser muito muito linda ,ainda tem um elenco de encher os olhos, como o meu Oppa Kim Hyun Joong e o Lee Mi Ho *—*.

SinopseShin Hwa School é uma escola para pessoas ricas, principalmente frequentada por Gu Jun Pyo (o herdeiro da corporação global Shin Hwa Group) Yoon Ji Hoo, So Yi Jung e Song Woo Bin, que formam um grupo chamado F4 (Flower Four), tendo Jun Pyo como líder.  Geum Jan Di, que não é de família rica, acaba ganhando uma bolsa para estudar na escola Shin Hwa depois de salvar um aluno de pular do último andar. Todos, embora também tenham medo, adoram o F4, exceto Jan Di. No entanto, ela mantém um certo interesse em Yoon Ji Hoo, que parece ser diferente dos outros três. Mas um dia Jan Di acaba enfrentando o F4, mais precisamente Gu Jun Pyo, na tentativa de ajudar uma amiga. A partir de então, ela se torna o principal alvo de Jun Pyo,

2 ) City Hunter 

Também com o Lee Mi ho ( ele é extremamente conhecido e requisitado, na Coréia ) esse é um Drama mais policial, com muita ação, violência , sequências de lutas muito <3 e também romance ( não poderia faltar ,né ?).

Sinopse:Uma história voltada para uma vingança que se perdurou a um longo tempo, contando com o envolvimento de 5 políticos que comandaram uma operação e que por consequência falhou, “traindo” seus próprios soldados, que morreram no campo de batalha na Coréia do Norte, sobrevivendo apenas um. Resultará que um rapaz que parece normal, bonito e mulherengo, terá que se tornar responsável por essa vingança da operação de 28 anos atrás, na atual Coréia do Sul de 2011, mas em seu coração ele quer também ajudar a população que está nas mãos desses políticos corruptos. Será que ele conseguirá se tornar um herói ou apenas uma pessoa que vive e morre pela vingança?

3) Koizora:

Tão lindo ,quanto triste, não se enganem com o aparente clichê da sinopse ,a história é muito mais do que você pode imaginar.Se você decidir olhar Koizora , prepare seus lencinhos ,porque você vai chorar muito.Sério…assistam ,viciem e amem.

Sinopse : Mika é uma garota inocente que acaba tentando ajudar sua amiga a ficar com o menino que gosta. Mika lhe escreve uma carta explicando as intenções de sua amiga e pede a Hiro, amigo do tal garoto, que entregue a carta. Hiro a compreende mal, achando que é uma carta de amor e lhe rouba um beijo, o seu primeiro. A partir disso, Hiro começa a investir em Mika, que também não para de pensar nele depois do beijo. Mas o que nasce entre eles vai além do amor colegial bobinho. É uma amor que transcende o tempo, a vida e a morte.


Meus favoritos :

Agora a minha humilde lista de dramas mais amados *O* .

1 )Dream High:

Vocês simplesmente não tem noção do quanto esse drama é bom. O elenco é de primeira e contém várias participações de ídolos coreanos famosos. Os casais são muito fofos e a história é muito divertida. Acho que não ficava viciada em um drama , da maneira que fiquei com Dream High , desde Playfull Kiss ( meu favorito,do mundo !). Acho que não teve nada nele que eu não tenha gostado e se por acaso houve algo ,foi tão insignificante que nem lembro ,exatamente o que.

Sinopse :Dream High conta a história de estudantes que frequentam uma escola de arte e entretenimento, onde eles tem canto, dança e interpretação. Em busca de obter sucesso em seus objetivos, estes estudantes vão passar por muitas dificuldades para alcançar seus sonhos, será preciso trabalharem em conjunto para então tornar seus sonhos em realidades.

E se vocês forem como eu , vão simplesmente amar o casal ,Milky Couple , Jason e Pil Suk , interpretados pela minha ídola bias feminina IU e Wooyoung do grupo musical 2PM.

2) PlayFull Kiss 

Amo esse Drama, simplesmente !Não só porque foi o primeiro que eu assisti ,mas porque ele é maravilhoso,cativante e muito…mas muito , engraçado.Sempre que fico nostálgica ,vou lá na minha pastinha de dramas e revejo algum episódio e sempre gargalho com se estivesse assistindo pela primeira vez .Outro motivo para eu ser mais que viciada é que esse drama também é interpretado pelo Kim Hyun Joong e como vocês já devem estar cansados de saber, eu sou completamente apaixonada por esse homem*0*

Sinopse: Oh Ha Ni se apaixona pelo perfeito Baek Seung Jo. Ele porém, é um prodígio natural e tem uma beleza de encanto, contudo possui um temperamento difícil e por isso ignora e rejeita o amor de Oh Ha ni. Se não fosse por coisa do destino a história entre esses dois acabaria apenas em rejeição, mas um acontecimento inesperado surpreende Oh Ha Ni, sua casa em que ela acabava de se mudar com seu pai, desaba e por isso não tendo para onde ir, seu pai aceita ajuda de um velho amigo que ele não via há muito tempo e se muda para casa dele. E para a surpresa de todos Seung Jo é filho desse tal amigo, assim Oh Ha ni se verá mais próxima de seu amor. E Seung Jo conhecerá melhor do que é feito aquele caracol devagar.

3) Personal Taste :

Lee Mi Ho , você por aqui DE NOVO ??? Pois é , eu disse que ele era bastante reconhecido na Coreia. Mas ,vamos falar de Personal Taste:

Outro Drama par rir bastante ,não é tão viciante como os outros dois acima , mas é igualmente cativante e sem muitos clichês e o casal principal é DEMAIS T.T.

Sinopse:Sendo a casa de Park Gae-In o alvo da arquitetura, Jin Ho fingirá ser gay para poder dividir a casa com Park Gae-In, mesmo inicialmente este sendo um pensamento voltado apenas em seus projetos de arquitetura, Jin Ho poderá experimentar coisas novas, além de se tornar o melhor amigo de Park Gae-In, seus hobbies (um pouco estranhos) confirmará para Park Gae-In sobre a opção sexual de Jin HoA pobre Park Gae-In, coitada, confia muito nas pessoas e já até mesmo foi traída das piores formas possíveis. E agora, será que com Jin Ho ela vai se enganar? Como Gae-In irá reagir quando descobrir que seu companheiro de quarto não é gay e que ele se apaixonou por ela?

PS: os dramas citados acima , são todos K-dramas :)

Fontes : http://nasci-no-pais-errado.blogspot.com.br

http://dramaslovers.com.br/

Bom ,então era isso pessoal !Espero que tenham gostado XD  e se ficaram curiosos com alguma história não tenham preconceitos em assistir , são muito bom , embora algumas pessoas achem um pouco estranho a primeira vista  os dramas são realmente ótimos para passar o tempo e se divertir ;D.

PS: A próxima resenha vai ser sobre BIAS ou Block B…ainda não decidi.

Um grande Beijo da Garota da Vitrine

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s